quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Militares do 4º GBM e 4ª REDEC participam de Curso de Ilícitos Ambientais


CIA1Aconteceu no período de 24 a 28 de agosto de 2015 no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santarém o 2º Curso de Ilícitos Ambientais, promovido pelo Instituto Chico Mendes – ICMBio em parceria com o IBAMA, SEMAS e SEMMA-Stm. O curso contou com a participação de servidores da SEMMA municipal, Policia Militar e Corpo de Bombeiros (4ª REDEC).

O curso teve uma grade curricular vasta com atividades teóricas e práticas. Dentre as teóricas foi vista a parte da legislação ambiental vigente através do servidor do IBAMA, Sr. André Gustavo, que abordou todas as temáticas referentes aos crimes ambientais. O agente da Polícia Federal Harley e peritos do Instituto Renato Chaves abordaram ainda as questões de perícia de ilícitos.CIA2
Foram desenvolvidas palestras pelo gerente do ICMBio, Carlos Augusto, sobre Operações de Fiscalização e Apreensão dos Ilícitos. O curso ainda teve atividades práticas com visita na área da Flona do Tapajós para o conhecimento das áreas preservadas da região. Ocorreram aulas práticas no ZOOFIT de como fazer contenção de animais silvestres após a apreensão e como proceder nesta ação.
CIA3
Os militares da 4ª Regional de Defesa Civil participaram efetivamente do curso com o intuito de dinamizar a participação dos técnicos da Defesa Civil Estadual na Região, a fim de conhecer todos os procedimentos adotados pelos órgãos ambientais e como contribuir junto a estes durante as operações de apreensão de madeiras irregulares, onde constantemente os técnicos da REDEC sempre inseridos nessas operações. Por isso a importância destes conhecimentos aos militares da Defesa Civil Estadual.
CIA4CIA5
Durante o encerramento o Tenente-Coronel BM Cláudio, Coordenador da 4ª REDEC, falou da importância de unir esforços dos órgãos envolvidos nestas operações e estabelecer o conhecimento prático e teórico de procedimentos corretos dos agentes durante uma operação, além da importância maior de unir esforços pela preservação ambiental na nossa região em se tratar de impedir a saída de forma clandestina dos materiais da biodiversidade amazônica.

Texto e Fotos: 3º Sgt RILER/4ª REDEC

Imprima esta Postagem

2009-2018 * 4º GBM-PA *Customizado por Marcelo Quemel * Melhor visualizado no Google Chrome e Firefox