segunda-feira, 28 de setembro de 2015

4º GBM realiza 1º CBREC no Pólo Santarém


CBREC Santarém - 2015Foi realizado, no período de 21 a 25 de setembro de 2015, o 1º Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas – CBREC no interior do Estado, em Santarém-PA. O 4º GBM/Santarém montou toda uma estrutura para as instruções teóricas e práticas, e contou com um quadro de instrutores de 10 militares, sendo 04 do 1º GBS/Miramar, 03 do 7º GBM/Itaituba e 03 do 4º GBM/Santarém.
CBREC Santarém - 2015CBREC Santarém - 2015CBREC Santarém - 2015CBREC Santarém - 2015 41 alunos iniciaram o curso, sendo que durante as avaliações teóricas e práticas, 10 foram eliminados por não atingirem as notas mínimas conforme preconiza as cartas da ONU/INSARAG, que foram as norteadoras do curso.
CBREC Santarém - 2015Na manhã do dia 25 de setembro, o curso foi encerrado, onde os 31 militares concluintes, foram apresentados ao Comandante do 4º GBM/Santarém, Tenente-Coronel Cláudio, que os incorporou a tropa formada onde ocorreu a entrega dos brevês e certificados aos alunos.CBREC Santarém - 2015

Para o 1º Tenente QOBM Luiz, subcomandante do 7º GBM/Itaituba e aluno do curso, a realização deste curso no município de Santarém foi de vital importância: “A oportunidade de se especializar na própria região onde somos lotados, foi fundamental na decisão de ser aluno neste curso, pois, as dificuldades são imensas devido a distância dos interiores à capital, o que muitas vezes nos impossibilita de frequentar cursos realizados em Belém. Os militares de Santarém, na qual menciono o nome do 1º Tenente Da Silva, estão de parabéns, pois foram para a Capital se especializar em BREC em março deste ano, e agora, após muitos esforços, conseguiram trazer o curso para a região com o objetivo de multiplicar o conhecimento, aumentando significativamente o quadro de especialistas em BREC na região”.

De acordo com o 1º Tenente Da Silva, que se especializou em BREC no primeiro semestre em Belém, a sensação é de vitória: “Missão cumprida! Se engana quem pensa que o curso, por ser de apenas uma semana, não tem um imenso planejamento e logística por trás de tudo. Não foi fácil. Foi muito, mas muito trabalho mesmo. Mas enfim, cumprimos nossa missão. Não adianta nos especializarmos e termos o conhecimento guardado somente para nós.

Hoje a região oeste do Pará, conta com uma tropa especializada em BREC, à pronto emprego para qualquer ocorrência em que seja preciso a aplicação do conhecimento técnico que os “Brecanos” possuem. Ficam aqui meus agradecimentos, ao Major QOBM Neto, comandante do 1º GBS/Miramar, e sua equipe, pela confiança depositada a nós daqui do 4º GBM, para montar todas as pistas de instruções para que o curso se realizasse com êxito e conforme planejado”.

A coordenação do Curso que teve 84 h/a, ficou a cargo do 1º GBS/Miramar, nas pessoas do Major QOBM Neto e 1º Sargento BM C. Augusto e demais militares do 1º GBS.

Conteúdo abordado durante o curso:

Introdução ao Curso; Organização e início de uma operação BREC; Construções, materiais, estruturas e danos; Triagem estrutural e o sistema de marcação INSARAG; Considerações de segurança; Estratégias para a busca e localização; Ferramentas, equipamentos e acessórios; Estratégias para a aproximação e o resgate; Técnicas de escoramento; Levantamento, rolamento e estabilização de cargas; Atendimento pré-hospitalar; Exercício controlado e Exercício Final.

Imprima esta Postagem

2009-2018 * 4º GBM-PA *Customizado por Marcelo Quemel * Melhor visualizado no Google Chrome e Firefox