terça-feira, 24 de maio de 2011

4ª REDEC: Laudo parcial da vistoria técnica em Miritituba


4ª Regional da Defesa Civil Estadual, em conjunto com a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil de Itaituba, concluiu o parecer técnico sobre o acidente ocorrido no bairro do Buritizal, distrito de Mirirituba, localizado às margens do rio Tapajós, oeste do Pará, onde um deslizamento de terra causou a morte de quatro pessoas e deixou nove moradores feridos.
A equipe de técnicos da Defesa Civil fez uma vistoria completa na área, para ter a dimensão exata do desastre e avaliar a situação de emergência decretada no município. O parecer baseia-se no Manual de Desastres Naturais do Sistema Nacional de Defesa Civil (Ministério da Integração Nacional).
Durante a fiscalização no local foi constatou que as chuvas intensas e concentradas foram o fator responsável pelo deslizamento das encostas no morro do Buritizal, onde viviam 145 famílias. Seis casas foram completamente destruídas e três sofreram danos parciais. De acordo com a Defesa Civil, a área é inadequada para habitação. A água utilizada pelos moradores, despejada diretamente no solo, a retirada da vegetação na parte superior do morro e as trilhas feitas nas encostas provocaram o processo erosivo do solo.

De acordo com o Major Cláudio, os trabalhos de orientação vão continuar “Cabe a Defesa Civil Municipal levantar as áreas de risco, fazer um trabalho preventivo.”
  
Em conseqüência do deslizamento, 18 famílias estão desalojadas e 17 encontram-se abrigadas em uma Escola Municipal no Distrito de Miritituba. Entre as ações emergenciais de atendimento às vítimas que perderam ou tiveram que deixar suas casas, está à distribuição pela Defesa Civil Estadual de 400 cestas básicas.

Leia mais: Agência Pará

Imprima esta Postagem

2009-2018 * 4º GBM-PA *Customizado por Marcelo Quemel * Melhor visualizado no Google Chrome e Firefox